Nesta quarta feira, mais uma edição da coluna “Viajando”, assinada pela agente de viagens e turismóloga Adriana Martins. O texto de hoje mostra as vantagens de se viajar em grupos de excursão.
“Excursão sim, por que não?
Olá queridos leitores!
É com prazer que volto aqui hoje com a nossa coluna quinzenal para falar com vocês sobre excursões. Excursão é mais do que apenas reserva de hotel e compra de passagem.
Eu particularmente sou fã das excursões. O guia tem um papel importantíssimo na concretização dos sonhos do turista e quando ele é bom a viagem toma contornos inesperadamente surpreendentes.
A CVC, ciente de que o passageiro de excursão é muito exigente, criou um produto novo chamado “Brasileiros no Mundo”, em alusão ao “Ônibus Brasileiro no Mundo”, da saudosa Soletur, com excursões saindo de São Paulo e guia acompanhante desde o embarque para vários destinos no mundo – o leitor jamais se sentirá sozinho em terras estranhas. 
E para a felicidade dos cariocas, a CVC lançou também o produto “Cariocas pelo Mundo”, que abrange grande parte dos roteiros do primeiro, mas com guia e saídas do Rio de Janeiro.
Porque citar a CVC? 
Parece “jabá”, já que sou agente de viagem, mas não. O que eu quero mesmo é elogiar a operadora por apostar num nicho de mercado que muitos acreditavam fadados ao fim devido a facilidade de se comprar viagens pela internet e de se locomover em países desconhecidos sem assistência.
Na verdade a excursão, com guia acompanhante, ainda é um mercado muito importante principalmente no turismo internacional.
Entretanto é claro também que há pontos negativos, já que ‘engessa’ a viagem e o passageiro tem poucos dias livres pra conhecer outras coisas além das oferecidas pelo pacote da empresa de turismo.
Então, quais as ocasiões onde se indica uma ida em excursão?
Acredito que para a primeira viagem é uma ferramenta interessante, principalmente quando não se domina o idioma do país a ser visitado. O guia representa basicamente a babá do passageiro, estará presente em todos os momentos, e o ajudará em qualquer dificuldade, seja para uma compra, seja para chamar o seguro saúde em caso de necessidade.
Eu recomendo principalmente para o público da denominada “melhor idade”, e por isso mesmo vou viajar em companhia da minha mãe, de 76 anos, em uma excursão pela Europa (Londres, Amsterdam e Leste Europeu), com guia acompanhante. 
Porém viajaremos em excursão apenas a partir da nossa chegada em Londres. Até porque minha mãe prefere viajar com assistência a termos qualquer eventualidade no percurso. E às vezes a tranquilidade não tem preço.
Até a próxima!
[N.doE.: a foto é da Amsterdam Arena, estádio de futebol pertencente ao Ajax de Amsterdam]