Mais uma quarta feira e mais uma edição da coluna “Mr. Beer and Miss Wine”, da organizadora de eventos Thatiane Manfredi.

O tema de hoje são dicas para uma festa de Natal em grande estilo. Atendendo à sugestão da autora da coluna, até o final de semana teremos um post com sugestões de cervejas para o Natal – e, posteriormente, outro para o Ano Novo.

“Festa Natalina

O Natal é uma época que costuma sensibilizar as pessoas e desenvolver um sentimento de solidariedade, por mais que eu concorde com alguns pontos da tese do editor desse blog sobre a solidariedade hipócrita do mês de dezembro. Mas é um momento em que as pessoas unem suas famílias, fazem uma ceia, comemoram e distribuem presentes.

Há muitos conflitos de opiniões quanto ao valor religioso da festa, mas o nosso objetivo é outro e vamos explorá-lo.

Com o final do ano se aproximando, as pessoas começam a pensar no que vão fazer: temos os presentes, amigo oculto nas empresas e nas famílias, a ceia de natal e ano novo. O que preocupa mais é saber que nessa época o preço dos de praticamente tudo começa a subir vertiginosamente, principalmente com relação aos alimentos. Por isso o melhor é começar a pensar e precaver do que se fará na grande ceia.

Começar a estocar produto é uma boa dica para que você que não pretende gastar muito com isso. Dividir as tarefas e gastos das ceias com todos que nelas estarão presentes também é uma forma de reduzir bastante os gastos.

As refeições na ceia de natal sempre são típicas, seguem uma tradição, onde cada família tem as suas, mas praticamente todas são iguais. O que não pode faltar em uma ceia é peru ou chester (dependendo do seu bolso, claro), tender, bacalhau, pernil, as frutas secas e as frescas também – afinal esse é um país tropical e rico em frutas. De sobremesa temos panetones, rabanadas, doces natalinos e vale a pena um sorvetinho para resfriar o nosso Natal calorento!

Por falar em calor, uma cerveja de boa qualidade sempre cai bem, não é? Mas acredito que o querido Pedro Migão, autor e editor deste blog, tenha muito a nos acrescentar nessa seara. O Natal na minha casa é sempre servido com vinho tinto, afinal família italiana quando se junta, vocês imaginam, não é? Um bom Carmenère ou Merlot vem sempre a calhar, mas isso só para os acostumados a vinho tinto no verão, porque senão é impossível de aguentar o calor!

Pense no fluxo das pessoas. Separe sempre um ponto de bebida com gelo filtrado para evitar que as pessoas entrem na cozinha, comida está sendo preparada e finalizada lá e não combina com bebida circulando, certo? Coloque as bandejas de comida circundando sua mesa e não no centro da mesma: isso evita acidentes de pessoas tentando se servir. Tenha assentos suficientes para que seus  convidados possam se sentar e usufruir do conforto de uma boa refeição.

Atenção às áreas de maior movimento, como sala de estar, sala de jantar e banheiros e deixe o resto para depois se você não tiver tempo para arrumar a casa nesses dias tão corridos!

A decoração natalina também faz parte da festa e para receber toda família capriche na árvore de natal e nos enfeites. Fica muito bonito colocar velas sobre a mesa, e em pontos estratégicos de sua casa, mas atenção a tecidos próximos as velas, segurança em primeiro lugar!

Deixe seus convidados no clima da festa ao fazer um CD personalizado com músicas de Natal ou outro tipo de música que combine com o tema da festa. Escreva os detalhes da festa na etiqueta do CD.

Os convidados adoram lembrancinhas. Prepare algo para os seus: um pequeno enfeite, um saquinho de doces ou bolachinhas é uma maneira agradável de dizer Feliz Natal. Personalize a noite com uma atividade especial. Peça aos convidados para escreverem uma mensagem de Natal e coloque em balões. Se for possível, leve esses balões para a janela e solte-os para a vizinhança!  Renderão comentários no dia seguinte!

Bom, caros leitores, essas foram algumas das minhas dicas! Gostaria de desejar a todos um natal maravilhoso com muita Luz e felicidades! E gostaria de mandar um beijo  gigante para a minha querida avó Natalina, acredito que todos imaginam o porquê, não é? “