Estou para comentar isso há algum tempo, mas esta semana repleta de reuniões acabou fazendo com que não houvesse oportunidade.
Na quinta feira passada, dia 15, foi realizado o sorteio da ordem de desfile dos Grupos de Acesso A e B do carnaval cariocas, gerido pela Lesga – Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. A novidade é que a partir deste ano o desfile do Grupo B, a terceira divisão do samba – e para mim, o melhor desfile da Sapucaí – passa também a fazer parte da Lesga, saindo do controle da Associação das Escolas de Samba. Esta a partir de 2011 responderá apenas pelos grupos que desfilam na Avenida Intendente Magalhães, em Campinho.
O sorteio não foi muito diferente do realizado para o Grupo Especial, à exceção do fato de que a vice campeão no ano anterior pôde escolher a sua posição de desfile – Inocentes de Belford Roxo no Grupo A e o Arranco no B. As demais escolas tiraram suas ordens no globo com as bolinhas. A Alegria da Zona Sul, campeã do B em 2010 abrirá o desfile do Acesso A em 2011.
Vamos, portanto, à ordem, com os enredos das escolas que já definiram:
Acesso A:
1 – Alegria da Zona Sul – enredo afro, “Os Doze Obás de Xangô”;
2 – Renascer de Jacarepaguá – “Águas de Março”, sobre as cidades do chamado “circuito das águas” paulista;
3 – Unidos do Viradouro – “Quem sou eu sem você?”
4 – Acadêmicos de Santa Cruz – “Paz e amor, o sonho não acabou”
5 – Império da Tijuca – “O Mundo em Carnaval – Um olhar sobre a Cultura dos Povos”, sobre o carnaval no mundo;
6 – Inocentes de Belford Roxo – “De Guarulhos para o palco da folia, sonhos, irreverência e alegria. Mamonas para sempre!” – sobre o grupo Mamonas Assassinas, tema de post neste blog.
7 – Acadêmicos do Cubango – “A emoção está no ar!”, sobre as emoções despertadas pela música, pelo cinema, teatro e televisão;
8 – Estácio de Sá – título ainda não divulgado, enredo sobre as rosas e tudo o que lhe faz referência;
9 – Império Serrano – a escola realiza eleições presidenciais neste domingo e as duas chapas  concorrentes informam que anunciarão o enredo assim que o resultado do pleito for conhecido;
10 – Acadêmicos da Rocinha – “Rocinha! Estou vidrado em você” – sobre o vidro;
11 – Caprichosos de Pilares – “Gente Humilde”, sobre o subúrbio carioca;
Acesso B:
1 – Difícil é o Nome – “Aniversarius! Dies sollemnis natalis”, sobre aniversários;
2 – Independente de São João de Meriti – “Refavela”, sobre o orgulho de ser favelado;
3 – Sereno de Campo Grande – “Sereno… A essência do carnaval”, sobre perfumes;
4 – Acadêmicos do Sossego – “Sua majestade, o Rei Sol”, sobre o Astro Rei;
5 – Lins Imperial – “Um lugar chamado favela”, também referindo-se ao orgulho de ser favelado;
6 – Arranco – “Arranco, aplausos para exaltar a mulher brasileira em primeiro lugar”, enaltecendo as mulheres;
7 – União do Parque Curicica – “Eu sou o samba, a voz de um do povo brasileiro!”, exaltação ao samba;
8 – Tradição – como sempre, a escola é a última a anunciar enredo;
9 – Unidos de Padre Miguel – “Hilária Batista de Almeida”, sobre a famosa Tia Ciata, pioneira do samba carioca. O curioso é que este enredo foi desenvolvido pelo mesmo carnavalesco em uma escola virtual ano passado;
10 – União de Jacarepaguá – “Feijoada – mistura e tempero, da cor do samba, sabor brasileiro”. Um dos autores do enredo é o antropólogo Fábio Pavão, meu amigo e companheiro na aventura vivida no Acesso E – que conto aqui;
11 – Mocidade de Vicente de Carvalho – “Uma viagem ao universo dos cabelos”, mesmo enredo da Unidos de Vila Isabel;
12 – Paraíso do Tuiuti – “O mais doce dos doces bárbaros”, homenagem a Caetano Veloso.
Uma curiosidade é que, a menos o Império Serrano opte por reeditar – coisa que não acredito que ocorra, não teremos pela primeira vez desde 2005 sambas revisitados na avenida – as famosas “reeedições”.
Acho que é um recurso válido para a festa se adotado por uma ou duas escolas, e confesso que sentirei falta. No Acesso B não teremos de qualquer forma porque a Tradição, teoricamente, não pode se valer do recurso por haver reeditado em 2010. Digo teoricamente porque a Lesga vem se especializando em rasgar regulamentos em seu curto tempo de vida…
Nas fotos, a São Clemente – a inacreditável campeã do Acesso A – e a Alegria da Zona Sul, campeã do Acesso B em 2010. Fotos respectivamente de Fabrício Gomes e do meu acervo pessoal.
Os grupos da Associação serão sorteados dia 12 de agosto. Informarei aqui posteriormente.