Outro dia fui a uma festa de casamento que virou, lá pelas tantas, um baile funk. Uma das pérolas do repertório – que sacudiu a rapaziada –  foi uma música [sic] com letra de grande sensibilidade poética: Elas estão descontroladas! Ah! Ah! Elas estão descontroladas!

Sim, o batidão funkeiro insistia em martelar: Elas estão descontroladas! Imediatamente, sob efeito da britadeira sonora que vitimou meus ouvidos e quase me fez enfiar a cabeça na privada,  pensei na Copa do Mundo da África do Sul e no tal do descontrole feminino. Explico a relação.
Conheço gente que tem com a lei do impedimento a mesma relação que eu tenho com a lei das órbitas elípticas de Kepler: total desconhecimento. Não obstante, essa mesma gente costuma se mobilizar para torcer pelo escrete nos mundiais com um fervor patriótico digno de um Caxias, uma Maria Quitéria, um Osório.
Duas senhoritas do colégio onde trabalho, por exemplo, foram ao mercado popular para comprar adereços auriverdes e vuvuzelas esporrentas. Querem, as meninas, se enfeitar nas cores nacionais para curtir o mundial. Travei com elas o seguinte diálogo:

– Meninas, eu não sabia que vocês gostavam tanto de futebol. Que beleza!

– Nós detestamos futebol. Mas na Copa do Mundo é outra coisa. A gente quase morre de tanto torcer pela seleção. Chorei muito e passei mal quando o Brasil perdeu pra França em 2006.

– …

Soube hoje que uma boate de Copacabana, reduto dos gays descolados, passará os jogos em telões. A mesma coisa aconteceu na copa de 2002, quando a decisão Brasil e Alemanha, realizada às oito da matina, foi assistida pelo público alternativo numa festa com o sugestivo nome de Alvorada das loucas por um canarinho.
O fenômeno, enfim, é paradoxal e recorrente: o torcedor mais histérico em períodos de Copa do Mundo geralmente detesta futebol. A transformação é digna de um show da Konga, a mulher gorila. Mal a bola começa a rolar e  surgem os primeiros sinais de  descontrole emocional. Gritos, palavrões, pitis, piripacos, quedas de pressão e, eventualmente, desmaios, fazem parte do repertório desses futebolistas bissextos – quase sempre mulheres e bichas.
Não, não estou sendo preconceituoso. Não é preconceito – é conceito mesmo.  Já caí na esparrela de aceitar convites bem intencionados e acabar  assistindo a jogos de copa em eventos que mais pareciam micaretas. Presenciei saracoticos femininos e pelo menos uma ameaça de suicídio de um fresco. A boneca, que mal sabia que a bola é redonda, se tremelicava toda e teve que assistir ao jogo sob efeito de calmantes.

O problema é que as descontroladas não torcem; fazem performances. Se paramentam com camisas  customizadas, unhas pintadas de verde limão e amarelo ovo, purpurinas, brincos que mais parecem argolas de ginástica olímpica e declarações do tipo: ah…se não ganhar o Brasil, torço pela Itália. Os italianos são uns gatos.

Registro: estou longe de achar que futebol é coisa só pra homem. Quero crer que ninguém detesta mais esses saracoteios femininos do que as mulheres que de fato entendem do babado. Nada pior para uma mulher que gosta de futebol do que assistir os jogos na companhia das desvairadas de plantão.

É por isso que, para concluir, me declaro devidamente vacinado contra essas maluquices. Aviso aos navegantes, e juro por São Mané Garrincha, que assistirei aos jogos do escrete em petit comité. Quero estar cercado, na medida do possível, apenas de gente amiga e que acompanha futebol com alguma regularidade.

Que os deuses do futebol me mantenham longe, muito longe, desse bonde das descontroladas:

Amém.

15 Replies to “PERIGO: O BONDE DAS DESCONTROLADAS SE PREPARA PARA A COPA”

  1. Muito bom!!!!
    Só de te imaginar numa festa ouvindo essa música eu já ri horrores!
    Pelo menos com a Copa a gente vai perder umas aulinhas né?
    E outra: você, que vive me sacaneando por causa dos meus conhecimentos futebolísticos, fique sabendo que eu identifico direitinho um impedimento! hahaha

    Abraço

  2. Mas tem que ser sempre “ou zero ou mil” não pode ser meio termo ???Pior é meu marido que ama futebol, mas odeia a Copa, acho que ele é doido. Eu gosto de futebol, vou ao Maracanã,faço parte da Botachopp, adoro o Cariocão, pois é o Campeonato que sofro menos com o Botafogo e não chego a ser uma bicha doida, mas me enrolo com o impedimento!!! Se o Brasil sai antes do Uruguai, torço pra o Loco !!!!
    Ah! Enfeito a rua mas não pinto a unha com nenhuma cor diferente do branco, ou seja se eu sou um viado , eu sou enrustida!

    Beijos!

  3. Faço minhas as suas palavras, professor! Eu também já estou vacinado quanto a isso. Como os bons bares morreram numa quarta-feira e nunca mais reabriram suas portas (escreverei sobre isto um dia; aliás, os bares também são ocupados por botequeiros bissextos em época de Copa), assistirei aos jogos do Brasil em minha casa.

  4. Perfeito, Simas! Concordo integralmente!

    Aquelas mesmas pessoas que te criticam por chorar após seu time ser rebaixado são as primeiras que se papagaiam para torcer escandalosamente pela seleção. Nunca entendi. Parece que só é justificado ser apaixonado por futebol em quadriênios.
    As mesmas que criticam duramente o Dunga por não levar o Neymar, em sua maioria, são aquelas que descobriram ontem que o mascarado santista existe.
    Pra mim, Copa do Mundo é uma boa desculpa para matar aula, ver bons jogos, fazer algazarra e beber cerveja. Deixo para me descabelar com o Vasco, que merece mais.

    Sobre esses futebolistas bissextos, desenvolvi uma medida simples para tentar filtrá-los. Ao iniciar uma conversa sobre futebol, pergunto: “Você é [nome do time que a pessoa torcer], né? E o [nome do volante mais obscuro e desconhecido do time], tem jogado bem?

    Se a pessoa souber responder, podemos ter uma conversa razoável sobre futebol. Tem funcionado.

    Abraços, e desculpe o enorme comentário.

  5. Sabe o que é isso, Luiz Antonio Simas?! Torcedores que são como DJ´s inspirados em Ibiza, torcedores que fazem mash-up´s emocionais durante as partidas. Viadagem. Pra casa do caralho, todos esses.

  6. Conclusões, recomendações, devaneios e mantras de um torcedor de arquibancada

    1. Futebol não é festa.
    2. Futebol não é divertimento.
    3. Futebol não é um bom lugar para passeio.
    4. Futebol não é um ambiente saudável, ao contrário, é doentio.
    5. Evite levar criança ao estádio, a menos que esta seja mais madura que você (no meu caso não é difícil).
    6. Evite levar mulher ao estádio, a menos que ela seja mais homem que você.
    7. Evite levar qualquer pessoa ao estádio que não esteja focada na vitória do seu time.
    8. Não use uma partida de futebol para networking profissional e/ou social. O ideal é que, ao te verem no estádio, todos se envergonhem de você.
    9. Acredite em você, nas suas impressões e opiniões sobre seu time.
    10. Despreze completamente a opinião da imprensa esportiva.
    11. Se você acha que seu time vai ganhar, talvez ele ganhe.
    12. Se você acha que seu time vai perder, ele vai perder. Vá ao jogo assim mesmo.
    13. Não deixe que o trabalho atrapalhe o futebol.
    14. Não deixe que nenhum programa ou compromisso atrapalhe o futebol.
    15. Não deixe que um romance atrapalhe o futebol.
    16. Não deixe que nada atrapalhe o futebol.
    17. Acima do futebol, só a saúde. Ela que te permite viver para o futebol.
    18. Seu melhor amigo é o seu time.
    19. Despreze quem não gosta de futebol.
    20. Ignore quem não gosta de você pelo fato de você gostar de futebol.
    21. Fique onde você quiser no estádio, ignore os lugares numerados.
    22. Nunca assista ao jogo ao lado de um torcedor adversário.
    23. Odeie seu adversário no dia do jogo.
    24. Identifique seu inimigo e odeie-o todos os dias da sua vida.
    25. Debata com torcedores adversários verdadeiros, menospreze os farsantes.
    26. Se um dia você for a um estádio sem alambrado, fosso ou qualquer divisão para o campo, sinta vergonha. O Brasil não é a Inglaterra.
    27. Não relaxe durante o jogo.
    28. Evite sorrir durante o jogo.
    29. Não xingue os jogadores do seu time durante o jogo. Alguns merecem, mas não vai adiantar.
    30. Xingue a arbitragem em todos os jogos, isso te fará bem.
    31. Não se esforce por ingressos para torcedores ocasionais e oportunistas. Cuide do seu e dos legítimos habitantes daquele espaço sagrado.
    32. Refute ser tratado como consumidor, você é apenas torcedor. Por sinal, você é muito mais que consumidor.
    33. Cuide da sua própria segurança, nunca espere nada da PM.
    34. Proteja-se da PM.
    35. Volte do estádio sempre com a sensação do dever cumprido.

    Teo

  7. Cara, com toda a sinceridade do mundo, não consigo gostar de futebol. Acho um jogo muito lento, dá sono. Por isso nem na copa tenho paciência de assistir, mas concordo com você em gênero, número e grau. Esses “pachecos” (lembram?) que só aparecem em época de copa são um pé no saco. Sem contar as madames milimetricamente paramentadas e a viadada histérica. Achei seu texto tão bom que republiquei lá no meu blog (http://botecodoganso.blogspot.com), com os devidos créditos, é claro.
    Abraço, professor.

  8. Simas, peço licença para comentar neste espaço.

    O esquema da Copa está definido:

    Mulher e 2 filhos pequenos;
    TV no terraço;
    Churrasqueira de carvão;
    Isopor com cerveja e gelo;
    Chuveirão.

    Não troco por lugar algum.

    Exceções somente estão permitidas para a presença dos avôs e avós.

    sds, Wander.

Comments are closed.