Programa imperdível para esta noite de segunda: comparecer ao lançamento do novo livro do jornalista esportivo e amigo Lédio Carmona.
Reproduzo abaixo o release de lançamento, esperando ver todos os leitores lá. O Ouro de Tolo fará uma promoção envolvendo o livro ainda esta semana, aguardem.
Livro-jogo das Copas Globo Esporte
De Lédio Carmona e Marcelo Martinez (org.)
192 p.
16 x 20 cm
R$ 55,00
ISBN 978857734131450

O escrete: Alex Escobar, Arnaldo Cezar Coelho, Caio Ribeiro, Cleber Machado, Fátima Bernardes, Galvão Bueno, Glenda Kozlowski, Gustavo Poli, João Pedro Paes Leme, Junior, Luiz Carlos Jr., Luis Roberto, Marcelo Barreto, Milton Leite, Paulo Cesar Vasconcellos, Pedro Bassan, Renato Ribeiro, Sidney Garambone, Tadeu Schmidt, Tiago Leifert, Tino Marcos e Walter Casagrande. O desafio: fazer, cada um, uma leitura de todas as Copas do Mundo, de 1930 a 2006, em um livro nada convencional: o Livro-jogo das Copas Globo Esporte, que chega às livrarias pela editora Casa da Palavra.

Organizado por dois apaixonados por futebol e profundos conhecedores do tema — o jornalista Lédio Carmona e o designer gráfico Marcelo Martinez —, o Livro-jogo das Copas é uma publicação  diferente. Além de contar com textos inspirados desse time de craques do telejornalismo esportivo brasileiro, o livro apresenta uma lúdica interação: “Sabendo que todo torcedor é um especialista quando o assunto é bola, montamos um livro-jogo com diversas brincadeiras espalhadas ao longo das páginas, mais de 180 perguntas e respostas para testar conhecimentos e até uma divertida  maneira de exorcizar alguns fantasmas de Copas passadas, mudando a história com a ajuda de adesivos”, comentam os organizadores, que bolaram infográficos para recriar jogadas históricas, raspadinhas que simulam jogos, entre outros passatempos. jogos, entre outros passatempos.

Os apaixonados por futebol mais ortodoxos podem ficar tranquilos: as estatísticas, informações sobre cada torneio e detalhes das campanhas do Brasil estão presentes no livro. E cada estrela desse time escalado por Lédio e Marcelo é responsável por uma Copa. Alguns falam de sua experiência profissional em uma cobertura jornalística, outros revelam como certo torneio marcou sua vida, ou simplesmente desvendam o que tornou algumas Copas do Mundo tão inesquecíveis. Todos os textos são recheados de amor pelo futebol.

Os organizadores recomendam: “ao longo das páginas é possível conhecer os diversos elencos do Brasil representados de uma maneira especial: com figurinhas,-caixinha de fósforos e outros objetos colecionáveis, que levam o torcedor em uma viagem por sua memória futebolística”. Leia. Cole. Rabisque. Raspe. Embarque com o Livro-jogo das Copas Globo Esporte em um passeio pela história das Copas do Mundo. Um livro feito para informar e divertir toda a família.

Os organizadores

Lédio Carmona é niteroiense de coração e nascimento e petropolitano por adoção. Jornalista há 24 anos, trabalhou na TV Globo, depois de passar por veículos como Jornal do Brasil, O Globo, Lance! e Diário Popular. Atualmente é comentarista do SporTV, além de comandar um blog: www.globoesporte.com/lediocarmona. Pela Casa da Palavra, lançou o Almanaque do Futebol SporTV. Esteve nas cinco últimas Copas do Mundo, e está indo para a sexta, na África do Sul. É casado com Germana e pai de Roberto, o Pequeno Bob.

Marcelo Martinez é designer gráfico e ilustrador. Teve projetos exibidos – e algumas vezes premiados – em mostras de design, ilustração e animação em países campeões do mundo como Argentina, Brasil, França e Itália; e em outros ainda na fila, como Bélgica, China, Holanda, México e Portugal. Como designer futebolista, criou para a Casa da Palavra o projeto gráfico do Almanaque do Futebol SporTV (2009). Também pintou um Pacheco Camisa 12 bonitão na sua rua, aos 10 anos de idade, durante a Copa de 82. Mora no Rio de Janeiro com a esposa Renata, o filho João e a tartaruga Rubinho.

Lançamento

Livro-jogo das Copas Globo Esporte será lançado dia 31 de maio, segunda-feira, às 19h, na Livraria da Travessa de Ipanema.”