Critico bastante a nossa televisão mas elogio quando é para elogiar: a Rede Globo fechou com o cartunista Mauricio de Sousa a exibição dos desenhos da Turma da Mônica em rede aberta a partir da primeira semana de julho.
Serão três anos de contrato e os desenhos serão exibidos sempre aos sábados, por volta das dez da manhã. Na pauta para serem exibidos, episódios da Turma da Mônica, da Turma da Mônica Jovem e especiais como o Astronauta e a Turma do Penadinho – a minha preferida (foto).
Boa parte do material acredito que já tenha sido exibida no Cartoon Network ou mesmo nos DVDs à venda, mas sempre é salutar ver cultura de qualidade abrangendo um maior número de pessoas. Parabéns a Maurício de Sousa e à Rede Globo.

Ainda mais quando vemos desenhos de qualidade duvidosa na grade, trazendo culturas alienígenas à nossa e repassando valores solapantes da nossa cultura. Fora a questão da violência e da moral duvidosa muitas vezes envolvida nestes produtos importados, sem a mesma qualidade e o respeito ao consumidor trazidos por Maurício de Sousa.

Aliás, a matéria que trazia o anúncio da parceria enfatiza o fato de Mauricio de Sousa estar buscando novas tecnologias como o 3D. Acredito que a qualidade dos desenhos somada ao cuidado de manter os produtos sempre antenados com as novidades tecnológicas é um fator que explica os cinquenta anos de sucesso dos personagens do cartunista e empresário brasileiro.