Meus amigos, finalmente o livro saiu. Samba de Enredo, História e Arte chegou às livrarias. O livro é resultado da devoção que Alberto Mussa e eu temos pelo samba de enredo como gênero musical de primeira linha. Ouvimos e listamos 1324 sambas, selecionamos quase trezentos para trabalhar e escrevemos o trabalho. A edição é da Civilização Brasileira.

Não é uma história do carnaval ou das escolas de samba. Não é um trabalho acadêmico rigoroso. Não pretende falar a verdade [existe isso?] ou coisa que o valha. É uma declaração de amor ao Rio de Janeiro e ao samba e um passeio sentimental pelas ruas e pelos sons que ajudaram a formar, em larga medida, a nossa identidade. Um trabalho amoroso, que só tem um objetivo decente – destacar o samba de enredo como obra de arte e seus compositores, em geral homens simples do povo, como artistas do Brasil. É mais do que suficiente.

Procuramos destacar bastante algumas escolas ditas menores – várias até acabaram – e seus compositores, já que, em geral, os estudos sobre o tema priorizam o quarteto Mangueira, Salgueiro, Império e Portela. Ouvimos muita coisa da Tupi de Brás de Pina, Unidos de Lucas, Em Cima da Hora, Flor da Mina, Canários, Lins, Unidos de Bangu, Quilombo, Unidos de Cosmos, Unidos da Ponte, Império do Marangá, Império da Tijuca, Vai se Quiser, Difícil é o Nome, Vizinha Faladeira, Arrastão de Cascadura, Arranco, Unidos de Manguinhos, Cubango, Paraíso do Tuiuti…

O livro será lançado no dia 3 de fevereiro, na livraria Al-Farabi – Rua do Rosário, com Carlos, Digão da Folha Seca e Evelyn comandando o balacobaco das vendas. Vamos tomar umas cervejas com os amigos, cantar uns sambas [das antigas, é claro] e levar nosso acervo para escutar uns clássicos. Sem frescuras ou grandes esquemas – a intenção é beber e encontrar os camaradas.

Como o lançamento ocorrerá no dia seguinte à festa de Iemanjá, sugiro que os senhores cliquem aqui e escutem, no meu velho blog, o belo samba de 1976 da Unidos de Lucas Mar baiano em noite de gala. É para entrar no clima e pedir a Iemanjá força e saúde pra todos nós, os seus filhos.
Espero vocês.
Saravá!

20 Replies to “CONVITE PARA O LANÇAMENTO”

  1. Oba!!! Parabéns Simas!!! Estou curiosa para ler esta preciosidade!!! Gostaria de anunciar seu livro no meu blog AfroCorporeidade, sei que os meus leitores vão adorar saber deste livro! Muito Sucesso pra vcs!!! Saravá!!!

  2. Vamos todos, Simas!

    Uma pergunta, meu querido: como você se sente com essa homenagem, o bloco “Nem Muda, nem Sai do Simas?”

    Pretende sugerir no enredo? Pensa em compor o samba? Vai no alto do carro alegórico? Pretende empurrar o carro, como fez João Ubaldo a ser homenageado pela Tijuca?

    Cuidado com o acúmulo de funções (olha que está acontecendo com o Martinho!)

  3. Simas,

    o que você exprime aqui em relação ao que é o livro e ao que será o lançamento é exatamente o que espero de vc, mesmo te conhecendo (ainda) tão pouco: inteligência, sabedoria, afeto, carinho, devoção a essa cidade e às coisas que lhe são (a você e a ela, cidade) caras, como é o samba! (e chega de viadagem).

    Meu caro, chova ou faça sol, aconteça o caralho que for – tóc tóc tóc – estarei lá!!!!

    Grande abraço!

    P.S.: minha camisa do Nem sai do Simas já está comprada e vou perambular com ela direto por aí…ahahaha

  4. Sucesso pra ti, Simas! Não poderei te prestigiar por aí, no lindo Rio de Janeiro, mas estarei aqui pronta para lhe prestigiar quando surgir a oportunidade!
    Axé!

  5. Luiz Antonio: sua empolgação hoje, quando as vendas esquentaram, não condiz com essa grosseria, essa falta de educação, com esse chiliquinho-cereal. Claudio Renato, falo por ele: isso é excesso de modéstia. O troço vai ferver!

  6. Caro Simas, que aprendi a admirar pelos seus textos, parabéns pelo lançamento. O livro estará disponível nas grandes cadeias, como a Siciliano? Gostaríamos de postar uma sua crônica sobre carnaval no nosso blog, fazendo a chamada para o livro. Ficaríamos muito honrados com sua presença, dando-lhe os devidos créditos, já que somos fanáticos pela música brasileira.

  7. THOMAZ, vai sim. A distribuição da Civilização Brasileira, hoje pertencente ao grupo da Record, é ótima.Pode postar lá no blog de vocês qualquer texto. É uma honra pra mim. Abração.

    Aos amigos que comentaram, aquele abraço!

Comments are closed.