Hoje faleceu em terrível acidente o jovem Henry Surtees, de apenas 18 anos, em uma prova de Fórmula 2 no circuito de Brands Hatch, em Londres.

O caso, infelizmente, revela duas ironias: a primeira é que a morte foi causada por um pneu que se soltou de um outro carro e acabou acertando-o justamente na cabeça. Era a pessoa errada, no lugar errado, na hora errada.

A segunda é que ele era filho do campeão mundial de Fórmula 1 John Surtees, único ser humano da história a ser campeão mundial nas motos e nos carros.

John, o pai, é de uma época onde todo ano morriam pilotos às dúzias, vítimas das péssimas condições de segurança dos carros e dos circuitos. Entretanto, está vivo para presenciar esta tragédia com o jovem piloto.

Hoje, os carros e circuitos são seguros, e ele acaba vivendo para ver a morte do filho nas pistas.

Isso me leva a pensar algo que as pessoas sempre falam: quando é a hora, é a hora. A gente pode pensar que foi um brutal azar – e foi – mas quem tem visão espiritualista sabe que estava determinado.

Raciocinando friamente, seria dizer que nós temos o poder de tomar certos cuidados e evitar certos desenlaces, mas muito pouca coisa está sob nosso controle. Há um imponderável, que eu chamo de Vontade Divina e acredito que seja assim, mas outros leitores podem designar da forma que mais os deixar confortáveis.

Outro ponto importante para reflexão é que perdemos muito tempo em coisas absolutamente desimportantes. Desperdiçamos muito tempo com coisas que, realmente, não merecem a nossa preocupação e nosso interesse.

Brigamos demais, fazemos controles demais, burocratizamos demais, entramos na rotina asfixiante, consumimos o que não precisamos. Coisas realmente interessantes ficam de lado.

Amamos pouco, brincamos pouco, nos doamos muito pouco ao ser humano, aos nossos familiares, amigos e àqueles que precisam da nossa solidariedade. Eis que, um dia, vamos embora para a vida eterna, e fica tudo para tráz. Adiantou ?

Como diz mestre Wilson Batista, “pois sei que além de flores/nada mais vai no caixão”.

Vamos pensar um pouquinho na morte precoce deste rapaz de 18 anos e fazer o que realmente importa ?

Abaixo, o vídeo do acidente fatal. Descanse em paz.