Ainda estamos em maio – ou será que já estamos? Bem, não importa. Estamos em maio e já conhecemos a ordem dos desfiles da Série A nos dias 24 e 25 de fevereiro do ano que vem.

Ótimo. É motivo pra falar de carnaval. Quem se deu bem? Quem se deu mal no sorteio?

De início considero que as noites ficaram mais equilibradas do que, pelo menos, as dos últimos dois anos, em que o sábado despontou como sendo – e foi – mais forte. Basta dizer que todos os campeões deste novo formato do Acesso saíram da segunda noite de apresentações.

Mas para 2017… Bem, as três últimas escolas a conseguir o título desfilam na sexta-feira – pela ordem, a partir de 2014, Império da Tijuca, Viradouro e Estácio. O Tuiuti, vencedor de 2016, está no Especial, claro.

20160205_220021Já no sempre desejado sábado caíram, graças às bolinhas, favoritos de sempre como Império Serrano e Cubango e a favorita de ocasião, Porto da Pedra (já falo do Tigre). Atual bi vice-campeã, e também favorita de sempre, a Unidos de Padre Miguel, podia escolher o dia em que desfilaria e, naturalmente, escolheu o sábado. Pegou a quinta posição, trocando de concentração em relação ao carnaval passado. A UPM sai do Balança e ruma para os Correios [1].

Algumas observações sobre a ordem de desfile:

Sossego – já sabia de antemão que abriria a sexta-feira. O desafio é o de sempre. Arquibancada fria, trânsito da cidade, estreia no grupo. Acrescido de um contingente que vem de Niterói. Vai precisar de boa logística de concentração.

Alegria – única que poderia ter escolhido o sábado mas preferiu a sexta. A galera de São Gonçalo adorou. E a vermelha e branca da Zona Sul quis contar com a sua homenageada, Beth Carvalho, que não poderia, ao que consta, comparecer ao desfile de sábado. A Alegria fez boa apresentação este ano exatamente na mesma posição. Como os componentes vêm de perto não deve ser problema. Em cinco carnavais, terceira vez na sexta contra duas no sábado.

20160206_015143Viradouro – não escondeu a decepção. Tarefa inglória. Império e Porto foram bem como terceiras de sexta nos dois últimos anos. Mas não levaram. Viradouro cai pela terceira vez na sexta-feira desde a adoção deste modelo (2013). Na única vez em que desfilou no sábado, ganhou.

Império da Tijuca – a quarta posição é bom horário. Mas de sexta… nem tanto. O povo da Formiga fechou a sexta este ano. Não foi um bom desfile. Não tinha um bom samba. Voltando às raízes quem sabe se sai melhor. Em 2017, o Império somará dois desfiles na sexta e dois no sábado nesta Série A.

Curicica – aceitou a troca com a Estácio porque o barracão do Leão é ao lado do Balança. Ficou de bom tamanho concentrar de novo nos Correios. O perigo é desfilar entre duas forças do grupo. Vem alternando sexta e sábado desde 2013. Em 2018 pode cruzar os dedos para voltar à segunda noite.

Estácio – quando emparelhada com a Padre Miguel esperava ter que desfilar na primeira noite. Sendo assim, a sexta posição, conseguindo a troca de lado, foi boa para a escola que volta do Especial. Duas sextas e dois sábados para o velho Estácio.

20160206_005826Santa Cruz – o presidente Zezo teve peito de manter a escola da Zona Oeste fechando a noite depois de apresentações sem brilho (Migão diz que são tediosas) nos últimos anos. A comunidade vem de longe, é verdade, mas o público pode não resistir ao cansaço e abrir mão de ver a escola que vem de uma décima segunda colocação. Vamos ver que enredo e que samba a Santa Cruz vai trazer para animar a madrugada.

Terceira sexta-feira contra dois sábados na era Lierj.

Rocinha – ficou no grupo e ganhou de presente abrir o sábado. Não pode reclamar. Só agradecer a Pilares todo santo dia. Depois de três sextas será a primeira vez da Borboleta no sábado depois da divisão em dois dias.

Cubango – muito curioso para ver a Cubango mais cedo. A escola que sempre vinha ou fechando ou quase isso terá que rever seus procedimentos de concentração. Acostumou-se a sair de Niterói com calma; terá que partir mais cedo. Posição na qual o Tuiuti sagrou-se campeão, pegando uma avenida já aquecida. Qual a magia de Pelé? Cubango NUNCA desfilou na sexta-feira!!! E ganhou o sorteio da Viradouro por um número na bolinha!!!

Inocentes – repete a posição de 2016. Muito boa, por sinal. Terceiro sábado seguido. Saiu na sexta em 2014. E pela terceira vez em quatro anos desfila antes do Império Serrano.

20160207_003313Império Serrano – também repete – e comemora – a posição. Muito embora fosse melhor concentrar nos Correios, pela logística de barracão. Mas não dá para reclamar do horário. Desde 2013 são duas sextas e três sábados.

Unidos de Padre Miguel – escolheu e soube escolher bem a posição. Teve a prerrogativa por ser vice-campeã e, assim como a Cubango, continua sem saber o que é desfilar na primeira noite da Série A.

Renascer – repete a ordem, troca o dia. De sexta de sexta-feira para a sexta posição no sábado. Upgrade, né? Mas correndo os riscos de se apresentar depois de duas forças do grupo. Alternou sextas e sábados desde 2013. A cada ano trocando de dia.

Chegará a três sábados contra duas sextas.

20160206_000823Porto da Pedra – considerada por muitos a grande vitoriosa do sorteio. O povo do Tigre comemorou bastante. Especialmente a decisão da Alegria que, pelo sorteio, teria o direito de escolha no emparelhamento. Porto da Pedra vai se reestruturando, despontando como força novamente pelos nomes que trouxe. Vem de um desfile muito bom e tem um enredo muito bom. Ainda conserva o nome de quem passou mais de uma década no grupo de cima. Tudo parece favorável. Desde que as expectativas sejam cumpridas na pista.

O ruim de fechar é que o folião que aguardou até o fim da maratona exige ver um desfile que brigue pelo título. Porto da Pedra terá que lidar com essa pressão, tendo o trunfo de saber como todas as adversárias se comportaram antes. Para a Estácio em 2015 deu certo. Para a Mangueira, este ano, também. Para a Cubango, também este ano, não. Passou fria e o resultado se refletiu na quarta-feira.

Ah! Sim… Pela primeira vez na Série A a Unidos do Porto da Pedra desfilará no sábado. Bom proveito.

[N.do. E.: conversando com o presidente da Padre Miguel Lenilson Leal ontem, este me disse que pessoalmente preferia concentrar pelo lado do Balança mas que a decisão foi de sua Direção de Carnaval, devido especialmente a questões envolvendo logística de barracão. PM]

Imagens: Apoteose.com (capa) e Arquivo Ouro de Tolo

[related_posts limit=”3″]

2 Replies to “Avaliações e Coincidências do Sorteio da Série A”

  1. Xará, como um bom torcedor a Viradouro vai ter que ser antológica ou fora do normal para trazer a taça sendo terceira de sexta. Do contrário, chance quase impossível.

    Imperinho, Vira e Estácio foram campeãs em sequência desde 2013, não? Lá no início do texto está 2014.

    Sabe qual é a magia do Pelé? Antes do sorteio ele disse a um site que fez macumba para a Cubango ser quarta de sábado, pelo visto funcionou – mesmo sendo quase certeira.

  2. Isso, xará. Tem toda razão. Império da Tijuca campeão em 13, Vira em 14 e Estácio em 15. Obrigado. Se este ano a Porto quebrou o encanto e sai no sábado quem sabe ano que vem ou UPM ou Cubango conheça a sexta? Talvez até a primeira delas conheça o domingo…vai saber.

Comments are closed.